domingo, 8 de agosto de 2010

Uma escola com politecnico incluido...


Quatro reacções fazem com que escreva estas linhas…
Parece-me a mim que o processo de fusão entre dois clubes já está em marcha, falo directamente do Futebol Clube do Porto e do Sporting Clube de Portugal.
Antes de evoluir no texto, e de forma absolutamente merecida e justa dar os parabéns ao clube (F.C. Porto) e a tudo o que envolve, pela vitória na Supertaça, seria fácil refugiar-me na menor valia deste mesmo troféu, ou em qualquer uma outra desculpa. Mas não por muito que me possa (ou não) custar, e sendo um merecido vencedor, aqui ficam os parabéns!
Voltando à “vaca fria”, ou a mais uma teoria que me parece razoável…
É do senso comum e praticamente indiscutível a competência e capacidade de na academia de Alcochete transformar pão em rosas. Estou a falar de uma das melhores escolas de futebol do mundo, quero deixar um primeiro ponto bem claro, refiro-me em exclusivo à formação de jogadores de futebol, não há construção de indivíduos capacitados e honrados para o mundo social.
Sendo Alcochete, uma boa escola, qualquer estudante que pretenda evoluir nos estudos, deseja dar continuidade à sua vida académica, pretendendo assim dar o esperado e desejado salto para uma qualquer “universidade” de nível europeu ou mesmo mundial, é aqui que entra o Benfica, o Porto e os demais clubes grandes europeus.
Senão vejamos e peço apenas um pequeno esforço mental de contabilização de títulos ganhos/dados por estes jogadores à “escola/clube” que os formou: Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Capucho, Paulo Torres, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Varela, Carlos Martins, João Moutinho, Migue Veloso, etc…
Juntando estes e muitos mais, espremendo bem e traduzindo em títulos dá… perto de zero!
Quando eu digo que é notório a fusão entre Porto e Sporting, é porque se está a juntar uma boa escola, com um razoável politécnico, mais um “pequeno” exercício, o Sporting por iniciativa dos seus mais altos representantes, adquire para a sua estrutura directiva uma “gloria” do FCP, das primeiras medidas e quanto a mim muito bem é canalizar os seus melhores “alunos” na sua vida académica. Primeiro manda-se o Joãozinho para o politécnico do norte e a seguir manda-se o Miguelito, em erasmus para Itália. E o que fica o Sporting a ganhar com isso? Muito… Pouco ou Nada!
Temos o caso do Braga o ano passado, o FCP cedeu muita gente e importante ao Braga e sujeitou-se a ficar atrás do próprio Braga, resultado nem à liga dos campeões vai, o Porto!
O Sporting manda um dos seus melhores jogares para um clube rival, para o próprio Sporting fica mais forte e tentar ser campeão!
Ou sou eu que sou muito burro, ou há aqui qualquer coisa que me está a escapar… digo eu, não sei?!
O Costinha, continua a trabalhar para a casa mãe, há muito boa gente que ainda não percebeu isso… e o rei, neste caso o da selva, vai completamente nú! Até a juba já perdeu…
Todo este texto (e azia) ganha este contorno quando, depois de uma supertaça, os adeptos do Sporting se solenizam, pela vitória do FCP frente ao Benfica.
Peço desculpa pelo português que se avizinha…
Foram e são enrabados a sangue frio, mês sim mês não, por um que deveria ser adversário directo no mundo do desporto, mas depois conseguem estar ao lado deles! Apenas porque ganharam ao Benfica.
Eu pedi desculpas antecipadas!
Eu tento tirar conclusões lógicas das situações, mas por muita ginástica mental que faça, só me ocorre que esta escola e este politécnico, já estejam em processo de fusão, depois destas linhas é essa a conclusão a que chego.
Por favor, digam-me se eu estiver enganado!

Sem comentários:

Enviar um comentário