domingo, 7 de junho de 2009

Declaração de Voto


“Para além de mais Português, hoje fui um bocadinho mais Europeu…”
Este é o meu lado utópico a ruminar algum pensamento politólogo.

Na verdade, o que valeu o meu voto?
A propósito, o meu sentido de voto hoje foi para o Partido Socialista.
Vamos por partes. Primeiro, é certo e sabido a minha promiscuidade politica, não sendo sinceramente fiel a uma cor ou corrente…
Em segundo lugar, precisava de ter um argumento minimamente válido, com que fizesse essa diferença e optar por uma solução. O argumento apareceu, no acto de perceber o que representa cada partido no parlamento Europeu… então, Bloco e PCP, respondem, sobe o mesmo diapasão político no parlamento europeu, isto é, votar num ou noutro seria exactamente a mesma coisa… sendo que ambos, em tempos não muito distantes alinhavam num Portugal, sem Europa!
Do outro lado cromático, é uma sensação de “déjà vu”, PPD-PSD e CDS-PP, em termos europeus, à semelhança dos “amigos/irmãos” da esquerda, respeitam o mesmo sentido de voto, sendo e fazendo parte do mesmo grupo parlamentar.
Assim sendo, com um vazio atroz e esmagador de debate político e sobretudo de ideias, até este argumento pobre, se tornou suficiente para tender o acto do meu voto. Tão longe na prática como na cronologia, vai ou ficou a ideia e o seu significado lato, da origem da palavra “politica”.
Por fim, e para provar a minha leviandade, votei e assim que depositei o meu voto pensei, fiz mal! Devia ter votado noutro partido, na esperança que entre este e o próximo acto eleitoral, este mesmo partido/governo, tome medidas de desbloqueio das verbas europeias que neste momento sufocam a abertura de um dos projectos, da minha família!
Por ironia e surpresa generalizada (penso eu), os resultados penalizam o actual governo, foi mesmo posto em causa… apetece-me dizer, Senhor Engenheiro será desta?

Quero reforçar uma proposta que tinha/tenho para o parlamento português e que aproveito para alargar ao parlamento europeu. A proposta consiste fundamentalmente no seguinte, sendo o universo dos lugares da assembleia (portuguesa) o total de 230, caso houvesse uma abstenção ou votos em branco, por exemplo na ordem dos 50%, então essa expressão seria reflectida com os mesmos 50% de lugares vazios no hemiciclo!
No caso de hoje, 60% de abstenção, em vez dos 22 deputados a enviar a Bruxelas, iriam apenas 9 deputados… penso que seria a demonstração perfeita do sentido de voto de todos os Portugueses e de todos os Europeus! Para não falar no que se poupava!

Tenho dito!

1 comentário:

  1. clap clap clap

    penso q o ps perdeu mt pelo candidato escolhido mas essa tb é so a minha opiniao... qto ao resto assino por baixo.

    Infelizmente o meu voto por mais estranho q possa parecer foi: em branco! Nao pq goste de brincar aos votos mas apenas e so pq os candidatos não me davam, nenhum deles, vontade de serem a minha escolha e por esta mesma razao optei por esta escolha.

    Bom ou mau? n sei ... mas era apenas a minha opiniao e ... la está!

    ResponderEliminar