
A partir do século XI, a igreja católica define/proclama a semana santa. Esta semana santa culmina no Domingo de Páscoa, a partir da marcação desta data, é definido todo o calendário eclesiástico, com a excepção do Natal. O Domingo de Páscoa, é definido após a primeira lua cheia que se verifica a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte), ou o correspondente do equinócio do Outono (no hemisfério sul).
Então o Carnaval é definido e tem origem nos seguintes factos. A semana santa começa na segunda-feira antes da Páscoa, e foi definido também pelo catolicismo, haver um período de Quaresma, ou seja de privação durante os quarenta dias antecedentes.
(Uma pequena nota: a privação da carne surge só no século XII, e foi abolida por um outro Papa alguns séculos depois, mas a tradição ficou tão enraizada que ainda hoje persiste, o objectivo primeiro era a privação de algo…)
Sendo a privação da carne durante quarenta dias, antecedendo o início da semana Santa, definia-se assim a quarta-feira de cinzas, o primeiro dia de jejum do consumo de carne, a anteceder esse dia, havia a comemoração e muitas festas populares, durante três dias. Carnaval, também quer dizer “afastamento”, “adeus á carne” ou “carne vale”.
O Carnaval, mais familiar conforme conhecemos e nos habituamos a ver, desfiles e fantasias, tem origem na sociedade do século XIX. A principal fonte de inspiração e exportação deste modelo foi a cidade de Paris. Hoje, são conhecidos os desfiles por exemplo em Nova Orleães, Veneza, Rio de Janeiro, Baiha, etc., todas estas cidades tiveram como fonte inspiradora em primeira instância a própria, Paris.
Sem comentários:
Enviar um comentário