quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval... desde quando?

Antigamente os ciclos da vida humana, eram profundamente ligados aos ciclos da própria natureza, dependendo das chuvas, ventos do próprio sol, ou mesmo das luas, estes ciclos definiam o que a terra e tudo o que dela dependia, dava para a sobrevivência humana. Por exemplo, é do senso comum, que os porcos eram mortos, na altura do Natal, uma vez que mesmo no sal, com temperaturas mais baixas, seria sempre mais fácil conservar as carnes, aproveitava-se as fogueiras domesticas para fumar os enchidos, para além de ser uma altura festiva (Natal) em que se recheava, conforme as possibilidades, mais um pouco as mesas em cada casa…
A partir do século XI, a igreja católica define/proclama a semana santa. Esta semana santa culmina no Domingo de Páscoa, a partir da marcação desta data, é definido todo o calendário eclesiástico, com a excepção do Natal. O Domingo de Páscoa, é definido após a primeira lua cheia que se verifica a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte), ou o correspondente do equinócio do Outono (no hemisfério sul).
Então o Carnaval é definido e tem origem nos seguintes factos. A semana santa começa na segunda-feira antes da Páscoa, e foi definido também pelo catolicismo, haver um período de Quaresma, ou seja de privação durante os quarenta dias antecedentes.
(Uma pequena nota: a privação da carne surge só no século XII, e foi abolida por um outro Papa alguns séculos depois, mas a tradição ficou tão enraizada que ainda hoje persiste, o objectivo primeiro era a privação de algo…)
Sendo a privação da carne durante quarenta dias, antecedendo o início da semana Santa, definia-se assim a quarta-feira de cinzas, o primeiro dia de jejum do consumo de carne, a anteceder esse dia, havia a comemoração e muitas festas populares, durante três dias. Carnaval, também quer dizer “afastamento”, “adeus á carne” ou “carne vale”.
O Carnaval, mais familiar conforme conhecemos e nos habituamos a ver, desfiles e fantasias, tem origem na sociedade do século XIX. A principal fonte de inspiração e exportação deste modelo foi a cidade de Paris. Hoje, são conhecidos os desfiles por exemplo em Nova Orleães, Veneza, Rio de Janeiro, Baiha, etc., todas estas cidades tiveram como fonte inspiradora em primeira instância a própria, Paris.

Sem comentários:

Enviar um comentário